Ultraje a Rigor – Rock Nacional

Sim, os Anos 80 foi um momento de espetacular riqueza na música brasileira. E o Ultraje a Rigor teve uma participação intensa. Formada em 1980 com Roger (Vocal), Leôspa, Sílvio (que saiu antes da banda estourar nas radios, entrando para subtituí-lo o Maurício) e Edgar Scandurra (que saiu para se firmar na Banda Ira) que começaram a tocar juntos como uma banda cover de Rock. Mas a banda tinha um estilo descontraído e com muito humor, além de letras, que apesar de aparentarem ser bastante simples, traziam uma grande inteligência nas letras, além de um protesto social. Essa inteligência nítida das letras reflete a genialidade do Roger (Roger Rocha Moreira) que é considerado um gênio… Isso mesmo, o cara é literalmente um gênio, pois tem um QI de 172. Para se ter uma idéia, quem tem um QI acima de 140 é considerado um gênio.

Em 1983, gravaram o primeiro compacto (se você não sabe o que é isso, para simplificar, compacto é uma versão reduzida do LP-Long Play, um vinil com poucas faixa) que trazia as músicas Inútil/Mim quer tocar). A Revista Rolling Stone do Brasil considerou a música Inútil a música de protesto mais importante do rock brasileiro dos anos 80, época que o Brasil lutava pelas eleições diretas para Presidente.

Em 1985, veio o primeiro LP, Nós Vamos Invadir sua Praia, disco espetacular, com vários sucessos que não paravam de tocar nas rádios. Para relembrá-los, segue as faixas desse disco:

  1. “Nós Vamos Invadir Sua Praia”
  2. “Rebelde Sem Causa”
  3. “Mim Quer Tocar”
  4. “Zoraide”
  5. “Ciúme”
  6. “Inútil”
  7. “Marylou”
  8. “Jesse Go”
  9. “Eu Me Amo”
  10. “Se Você Sabia”
  11. “Independente Futebol Clube”

Em 1987 veio o segundo LP, “Sexo”, novamente, um LP excelente e com uma pegada mais rock e que teve a música “Pelado” até em novela!

Em 1989 a banda lançou “Crescendo”, que passou por um momento histórico da política nacional, com a oficialização do fim da censura oficial com a música “Filha da Puta”.

Outros discos:

1990 – LP/CD – Por quê Ultraje a rigor?

1992 – LP/CD – O mundo encantado do Ultraje a rigor

1993 – LP/CD – Ó!

1995 – CD – Coletânea Geração Pop

1996 – CD – Coletânea 2 é demais!/O melhor do Ultraje a rigor

2002 – CD – Os Invisíveis

2005 – CD e DVD – Acústico MTV Ultraje a rigor

2010 – Virtual – Música esquisita a troco de nada

O Ultraje a Rigor, contínua fazendo shows pelo país com o Roger, Migau, Bacalhau e Sergio Serra. Rock and Roll baby!!!