Titãs, rock nacional de altíssima qualidade desde os anos 80

Titãs, uma das melhores bandas de rock do Brasil. Formada em São Paulo, a maioria do integrantes se encontraram no Colégio Equipe no final da década de 70 (caramba… já faz tempo)… A primeira apresentação aconteceu no colégio em 1981, e animados com a resultado, a banda iniciou apresentações pela noite paulista.

A primeira formação tinha Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer (guitarra), Nando Reis (baixo), Paulo Miklos (saxofone), Sérgio Britto (teclado), Tony Bellotto (guitarra), Ciro Pessoa e André Jung (bateria), com praticamente todos fazendo vocais.

A banda começou com um estilo pop, embalado com músicas como sonífera ilha… Ciro Pessoa deixou a banda e logo depois, em 1984 o Titãs assinou com a gravadora WEA, com o título do álbum com o mesmo nome da Banda. De cara, tiveram como produtor do disco o fantástico Pena Schimdt.

YouTube Preview Image

Em 1985, sai André Jung (que posteriormente vai para a banda Ira) e entra Charles Gavin, assumindo a bateria. O Titãs lança o segundo álbum produzido por Lulu Santos, de nome “Televisão”.  Com uma divulgação melhor, o disco começa a ganhar uma cobertura nacional. O disco ainda com a pegada pop, trazia uma riqueza na mistura de estilos e mostrava a criatividade musical da banda.

YouTube Preview Image

Em junho de 1986, o Titãs lança um disco espetacular, pura pancadaria musical, com sons de peso, e com um estilo punk’rock pesado que trazia criticas sociais fortes.. O “Cabeça Dinossauro” tinha músicas como Polícia, Estado Violência, Família, Igreja, trazia letras fortes, som pesado, guitarras distorcidas e vocais agressivos. Talvez seja o melhor álbum da banda paulista… Certamente marcou a história do Rock Brasileiro.

YouTube Preview Image

Em 1987, um novo álbum, “Jesus Não tem Dentes No País dos Banguelas”. Um álbum mais consolidado em relação aos vários estilos musicais da banda, com músicas pop como “Diversão” e “Comida”, misturadas com algumas músicas mais pesadas como “Nome aos Bois” e “Diversão”, continuava confirmando a fantástica mistura musical dos integrantes da banda.

YouTube Preview Image

Em 1988, o Titãs lança do album “Go Back” tendo como destaque a gravação ao vivo da música “Marvin” que tem origem na música “Patches” gravada por Dicky Lee mas que ficou famosa em uma versão de Elvis Presley.

YouTube Preview Image

No ano seguinte, em 1989 o Titãs lança o disco Õ Blésq Blom, tendo o fantástico Liminha como produtor. Novamente um disco excelente, com faixas como “Flores”, “O Pulso” e “32 Dentes”. Novamente a banda mostra uma qualidade musical pouco encontrada em outras bandas no Brasil.

YouTube Preview Image

O álbum “Tudo ao mesmo tempo agora” mostra a banda tentando buscar um álbum mas alternativo musicalmente, que teve a produção do próprio Titãs, e culminou com a saída do maravilhoso letrista e vocalista Arnaldo Antunes que foi buscar a carreira solo.

YouTube Preview Image

O Titãs lança em 1993 um álbum bastante agressivo, com letras fortes e vocal ríspido, com músicas como “Será que é disso que eu necessito” e “Disneylandia”.

Abaixo a discografia do Titãs:

  • Titãs (1984)
  • Televisão (1985)
  • Cabeça Dinossauro (1986)
  • Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987)
  • Õ Blésq Blom (1989)
  • Tudo Ao Mesmo Tempo Agora (1991)
  • Titanomaquia (1993)
  • Domingo (1995)
  • Volume Dois (1998)
  • As Dez Mais (1999)
  • A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001)
  • Como Estão Vocês? (2003)
  • Sacos Plásticos (2009)

O último albúm do Titãs foi lançado em 2009 com título “Sacos Plásticos” e de produção de Rick Bonadio. O Titãs segue fazendo shows por todo o Brasil e sempre com casa cheia. Vamos esperar para ver qual será o próximo album dessa maravilhosa banda de rock nacional que começou nos Anos 80 e segue fazendo um rock de primeira linha.